#O que fazer? Sou diabética e estou com o nariz congestionado, uso Descongex Plus em gotas no entanto agora só tenho Descongex Xarope, posso tomar? Qual a diferença dessas formulações?
Um estudo de revisão bibliográfica avaliou a utilização de medicamentos isentos de prescrição por pacientes diabéticos
Foram analisados uso de agentes fitoterápicos, antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) e produtos para tosse e resfriado (descongestionantes).
Nos Estados Unidos, 334 dos 1011 entrevistados relataram ter tomado mais do que a dose recomendada de medicamentos isentos de prescrição. Desse subconjunto, 69% disseram que seria mais do que uma dose única de pílulas em uma única vez, enquanto 63% relataram que poderia significar mais.
As população com diabetes também recorrem a medicamentos vendidos sem prescrição médica para uma quantidade de doenças. O foco da revisão então foi o impacto dos medicamentos isentos de prescrição neste grupo de pacientes.
Três tipos de medicamentos de venda livre foram selecionados: agentes fitoterápicos, medicamentos antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) e produtos para tosse / resfriado.
O estudo de revisão demonstrou que os descongestionantes orais compartilham muitas das mesmas propriedades de atividade estrutural que as anfetaminas e, por extensão, um perfil de efeito colateral similar (porém mais suave). Além de aliviar parte do congestionamento, os agentes orais possuem o potencial negativo para efeitos cardiovasculares, alterações no nível de açúcar no sangue, hipertrofia prostática, interações medicamentosas e efeitos no Sistema Nervoso Central (especialmente em idosos).
Tendo em vista esses efeitos o estudo sugere que é prudente evitar o uso de descongestionantes orais por pessoas com diabetes e hipertensão . Os estímulos que controlam o açúcar no sangue são complexos, mas tais agentes podem aumentar os níveis de glicose no sangue.
Referência bibliográfica:
Taylor, J BSP. Over-the-Counter Medicines and Diabetes Care. Canadian Journal of Diabetes Volume 41, Issue 6, December 2017, Pages 551-557
Nenhum comentário:
Postar um comentário