Antes da leitura desta matéria, recomendamos a leitura de outro texto, também deste blog, sobre a pomada de bacitracina (Nebacetin): Antibióticos sem receita existe? Sim! Quais são permitidos e quais as suas formas farmacêuticas?
Fez-se uma revisão retrospectiva de todos os casos de cirurgia de revascularização do miocárdio e cirurgia valvar realizados em uma única instituição entre 2006 e 2015 (totalizando o número de 1.495 procedimentos cirúrgicos).
Antibióticos intravenosos pré-operatórios apropriados foram administrados para todos os pacientes. E a pomada antibiótica tópica com bacitracina (Nebacetin) foi aplicada rotineiramente na incisão cirúrgica esternal após o fechamento da pele para todos os pacientes durante esse período. A incidência de infecção da ferida esternal foi avaliada.
Durante os nove anos de experiência, não foram observados episódios de infecções profundas da ferida esternal. A pomada com bacitracina foi bem tolerada pelos pacientes, sem efeitos adversos graves relatados.
O uso de pomadas tópicas como medida local pode ser eficaz na prevenção de infecções do sítio cirúrgico por meio de vários mecanismos potenciais. A bacitracina apresenta atividade bactericida principalmente contra organismos gram-positivos, que são as bactérias predominantes isoladas de feridas esternais, e demonstrou eficácia contra Staphylococcus aureus resistente à meticilina.
Sua eficácia não depende de perfusão, viabilidade tecidual ou temperatura. Também foi demonstrado que antibióticos tópicos administrados no local cirúrgico atingem concentrações locais da droga cem vezes maiores do que o que é possível com antibióticos intravenosos. Isso permite potencialmente uma aplicação mais eficiente e direcionada ao mesmo tempo em que minimiza os potenciais efeitos a longo prazo da resistência a antibióticos a partir da absorção sistêmica. Além de fornecer propriedades antibacterianas, o próprio medicamento pode atuar como uma barreira mecânica adicional contra a semeadura microbiana, particularmente nas primeiras 24 horas de pós-operatório, quando a reepitelização da incisão está ocorrendo. Finalmente, a pomada de bacitracina é ideal para a profilaxia adjunta, devido ao seu custo mínimo, ampla disponibilidade, facilidade de uso e baixo perfil de eventos adversos.
Chan MD, J, L et al. Routine Use of Topical Bacitracin to Prevent Sternal Wound Infections After Cardiac Surgery. The Annals of Thoracic Surgery
Volume 104, Issue 5, November 2017, Pages 1496-1500
Bula Nebacetin Anvisa
Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=21331052016&pIdAnexo=3776379.
Acesso em 9 de novembro de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário